Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Câmara de Itapeva se junta à campanha do Outubro Rosa

Mês é destinado à conscientização sobre o câncer de mama
Por Vítor Aguiar
sexta-feira, 03 de outubro, 2025 - 15:41
Imagem da notícia

Ao longo do mês de outubro, o Palácio Vereador Euclides Modenezi, sede da Câmara Municipal de Itapeva, estará iluminado todas as noites com a cor rosa. O pequeno gesto simboliza algo muito maior: o trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. É a campanha Outubro Rosa.

Por ano, o Brasil registra mais de 73 mil novos casos de câncer de mama e mais de 17 mil de câncer do colo do útero, de acordo com o Ministério da Saúde. No estado de São Paulo, essas duas doenças representam, juntas, 40% dos casos registrados entre mulheres, o que acende o alerta para os cuidados.

Em ambos os casos, as recomendações começam com a indicação de alimentação saudável, controle de peso e atividade física. No caso do câncer de mama, o autoexame para identificar nódulos nas mamas, axilas e pescoço é fundamental, assim como a atenção para manchas avermelhadas e secreções. Mas o acompanhamento não pode se resumir a isso, com a mamografia sendo recomendada a partir dos 50 anos.

Na semana passada, inclusive, o Ministério da Saúde anunciou a que o SUS também passou a realizar mamografias em mulheres na faixa entre 40 e 49 anos, desde que haja interesse da paciente e indicação médica. Atualmente, esse grupo já representa 23% dos casos de câncer de mama no Brasil.

O câncer de colo de útero, por sua vez, é a quarta maior causa de morte entre mulheres no Brasil. A vacina do HPV é a principal ferramenta de combate, recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Em Itapeva, o imunizante também está disponível para adolescentes de 15 a 19 anos até o fim deste ano. Além do colo do útero, a vacina também é aliada no combate aos cânceres de vulva, pênis, garganta e pescoço.

A proteção no ato sexual também é fundamental, visto que a infecção se dá pelo contato com pele e mucosas infectadas. O exame preventivo é recomendado dos 25 anos aos 64 anos para mulheres que já iniciaram atividade sexual. Inicialmente, ele deve ser feito anualmente e, após dois exames normais consecutivos, passa a ser feito a cada 3 anos.

Outubro Rosa em Itapeva

A Prefeitura disponibilizou uma programação especial com ações de prevenção. Ao longo do mês, estão sendo realizados coleta de Papanicolau (para mulheres de 25 a 64 anos que não realizam o exame há mais de 3 anos) e solicitação de mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos que não realizam o exame há mais de 2 anos)

Neste sábado (4), está acontecendo o Dia D do Outubro Rosa, com atendimento em postos de saúde da zona rural das 10h às 16h e da zona urbana das 13h às 18h. Também estão programados atendimentos noturnos (das 17h às 19h) às quartas e quintas em algumas unidades de saúde espalhadas pela cidade. Esses atendimentos noturnos dependem de agendamento prévio.

Arquivo de Notícias

Buscar no Portal